28 de junho de 2010

PRIMEIRO DIA DO CURSO

Ontem eu cheguei muito cansada até a cidade de Göttingen! Ainda no Brasil, quando recebi o meu roteiro, estranhei pelo fato de eu ter que ir até Hamburgo e de lá pegar um ICE até Göttingen. Foi cansativo ter que esperar uma hora em Hamburgo, sendo que se eu tivesse desembarcado em Frankfurt, teria pego um ICE até Göttingen e chegado pelas 17h e não às 19h!
Boba fui eu que deixei de questionar a agência. Mas mesmo assim andei mais de avião! Estou ficando craque nisso! Daqui a pouco saio pilotando um!

Durante a viagem no ICE, sentei numa cabine com duas crianças e seu pai. A família era de Manheim. Naquele momento a Alemanha estava jogando no segundo tempo contra a Inglaterra enquanto eu e a menina colávamos as figuras do meu álbum da copa (aceito doações de figurinhas). O Lokführer transmitia aos passageiros de maneira muito educada e controlada os golaços da seleção da Alemanha! Aí as crianças vibravam com o pai: Tor! Ao desembarcar em Göttingen, falei: Wir sehen uns in der Finale!
Bom, chegando no Hauptbahnhof de Göttingen, encontrei muitos torcedores vestidos à caráter. Telefonei para os meus Gastgeber e mal consegui falar que estava aguardando. Confesso que antes disso, devido ao cansaço, foi duro conseguir entender como se fazia o telefonema. O Herr Lenz atendeu e mais tarde disse que me compreendeu sehr gut! Sehr höfflich!

O primeiro momento foi dedicado a conhecer meu Gastzimmer e a tirar os tênis e calçar Flip Flops.


Aí eles me mostraram toda a casa e o que eu podia fazer (nada de assaltar a geladeira!). Em seguida tomei um banho maravilhosos e jantamos no jardim, já que estão no auge do Sommer! Kartoffelsalat, Würtschen e Orangensaft! Muito bom! Conversamos por um bom tempo e pelas 23 h fui me deitar! O meu Gastgeber é Journalist no http://www.goettinger-tageblatt.de -jornal online e impresso. Ele escreve na sessão cultural.

Hoje o café da manhã me aguardava. Frau Lenz já tinha ido ao trabalho que é no Goethe Institut, mesmo local do meu curso! Ela é uma das organizadoras. http://www.goethe.de/ins/de/ort/goe/uun/deindex.htm

No curso aprendi técnicas que poderei realizar com meus alunos. Também tive a oportunidade de conhecer várias professoras de diversos lugares! A primeira colega que conheci era da Südafrika, a segunda do Vietnam e a outra, creiam, da Argentinien, que assim como eu estava vestida a rigor, com as cores dos nossos países.
Ao meio dia fomos almoçar num restaurante que ficava num porão e tinha uma bela decoração. A comida foi köstlich! Na foto você pode ver Martha aus der Ukraine e Kenja aus den USA. Ah, e a comida: Hänchengulasch mit Kartoffelstäbchen  und Frühlingssalat.

Depois fomos caminhar pela cidade para descobrirmos o Wahrzeichen que precisamos apresentar. Que alegria quando nos deparamos em frente dele! É uma estátua, a Gänseliesel. Para comemorarmos, sorvete! Na foto está a minha nova amiga e integrante do mesmo grupo,  a Kenja.

Depois fui até a T- Mobile compra um chip para meu Handy! Em seguida fui para casa, mas antes passei no Supermarkt! Comprei meu jantar: a verdadeira Büffelmozzarella e Jogurts! Wunderbar! Não posso esquecer de falar do belo jogo do Brasil. Aqui ele passou às 20h30. Todos da família tiveram que torcer comigo!
Bom, agora preciso dormir. Morgen a programação irá até a noite.
 
Abaixo você pode conferir as fotos de alguns momentos do curso, de prédios e casas da linda cidade de Göttingen!







Atividade para formacao de novos grupos.
O cronograma dos assuntos que seräao trabalhados no decorrer do curso.

A sala do curso.


A garrafa entre a Coca e a Fanta é a tradicional Spezi. Uma mistura de fanta com cola.
Postar um comentário