28 de outubro de 2010

CEM Pastor Dohms - Semana Luterana

A vida e história de Martinho Lutero estão sem dúvida atrelada a inúmeros locais na Alemanha. Wittenberg, por exemplo, conhecida por Lutherstadt (a cidade de Lutero), é onde ele pregou suas 95 Teses à porta da Igreja-Castelo de Wittenberg, em 1517, iniciando a Reforma Protestante na Alemanha. 

De acordo com Martinho Lutero, a Reforma era uma luta pelos evangelhos e uma chance para que ele conseguisse reformar a Igreja Católica e levar o Cristianismo de volta às suas raízes. Porém, Wittenberg não foi o único local onde a vida de Martinho Lutero desenrolou-se. Parte da história de Martinho Lutero inclui o tempo em que passou no Castelo de Wartburg, próximo a Eisenach, de maio de 1521 a março de 1522, onde traduziu o Novo Testamento para o alemão. 

Locais relacionados à vida de Martim Lutero:

- Wittenberg 
- Eisleben 
- Eisenach 
- Erfurt 
- Dresden 
- Leipzig

Depois de traduzir a bíblia para as pessoas na língua alemã,  perseguições da parte do Imperador Carlos V ameaçavam a existência dos chamados “Protestantes”. Lutero mesmo sofria ameaças de morte à toda hora e por isso, vivia se escondendo através da ajuda de simpatizantes e amigos. 

Um dos seus esconderijos foi a Fortaleza de Coburg, lugar que eu tive a oportunidade de visitar em 2003.  Lá ele ficou pouco tempo.  Ao subir até a Fortaleza, no dia 15 de abril de 1530,  expressou a sua primeira impressão " um ótimo lugar para os estudos". Lá ele escreveu 120 cartas em 172 dias. Praticamente todo dia ele enviava mensageiros para a cidade de Wittenberg ou Augsburg, mesmo estando doente e debilitado pela má alimentação e excesso de trabalho que tinha.

Er geht zu Fuß den Festungsberg hinauf, seinen ersten Eindruck fasst er in diese Worte: "Es ist ein überaus reizender und für Studien geeigneter Ort." Die Veste war damals schon ein wehrhafter Gebäudekomplex. Hier schrieb er 120 Briefe und 172 Tagen, berittene Boten verlassen fast täglich die Veste nach Wittenberg und Augsburg.
Talvez, na época de Lutero a Fortaleza parecesse-se assim...

Fotos da minha viagem de 2003 - em breve!
Postar um comentário