2 de dezembro de 2011

As deliciosas Plätzchen

Plätzchen são as famosas bolachinhas de Natal que também fazem sucesso por aqui. Elas servem para presentear, consumo próprio ou até para oferecer às visitas. Confira duas receitas maravilhosas.

Estrela de Canela (Zimtsterne)
Ingredientes
4 claras
250 gramas de açúcar de confeiteiro
400 gramas de avelãs ou amêndoas moídas
2 colheres de chá de canela em pó
Açúcar cristal
Bater as claras em neve bem firme e juntar o açúcar de confeiteiro. Retirar quatro colheres de sopa da mistura e reservar. Ao restante, acrescentar as nozes e a canela, sovando bem.
Fazer uma base de açúcar cristal em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo (1/2 cm). Moldar as estrelas e deixá-las secar sobre papel manteiga por cerca de duas horas. Cobrir com a mistura reservada. Assar em forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 20 minutos.

Receita básica de Butterplätzchen (bolachinha de manteiga)
Ingredientes:
540 gramas de farinha, 360 gramas de manteiga macia, 2 pacotinhos de açúcar de baunilha, casca ralada de um limão, 1 pitada de sal, 4 gemas e 180 gramas de açúcar de confeiteiro.
Crianças curtem cortar e decorar as bolachinhas
Modo de preparo: Bater a manteiga com o açúcar de baunilha, a casca de limão, o sal e bater até ficar cremoso. Aos poucos, acrescentar as gemas e o açúcar de confeiteiro. Por último, juntar a farinha previamente peneirada. Não é necessário bater muito. Esta massa básica pode ser modificada para algum tipo especial de bolachinha, bastando acrescentar mais algum ingrediente, como coco ralado, por exemplo.
A massa deve ser aberta com o rolo sobre uma superfície pulverizada com farinha. As bolachas cortadas com forminhas devem ser colocadas sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga. Assar em fogo brando (de 12 a 15 minutos).





Abaixo fotos enviadas pela família que me hospedara em 2003. 
Till colocando a mão na massa com uma amiga da mãe. Detalhe: a camiseta! Sim, ele é gremista! :D
Postar um comentário