28 de fevereiro de 2012

Schulferien in Deutschland

Nesta semana iniciaram as aulas na maioria das escolas do Brasil. Férias, agora, somente no mês de julho e depois em dezembro!

E na Alemanha, como é?

Inicialmente é importante ressaltar que na Alemanha há a presença bem definida de todas as estações do ano. Sendo que o inverno é considerado a estação mais longa, pois os dias são cinzentos, frios,  com neve praticamente durante todo período de novembro a março.

Alguns Estados da Alemanha possuem seu próprio calendário escolar. Alguns alunos saem de férias em julho enquanto outros saem no mês de agosto. Mas as férias em geral, conforme poderemos ver resumidamente logo em seguida, são distribuídas em períodos diferentes e que  abrangem praticamente todas as  estações do ano.

Educação Infantil
No mês de agosto as crianças tem férias de verão - um mês!
O ano letivo inicia em setembro!
Em dezembro os alunos tem férias de natal, no inverno  - uma semana e dois dias.
No carnaval ( março)  as crianças ficam dois dias em casa. Na páscoa, na primavera (abril) , elas tem novamente uma semana de férias mais dois dias. E ainda uma semana de férias de pentecostes que ocorre em junho.

Ensino Fundamental e Médio
As férias de verão são de um mês e meio e ocorrem entre julho e setembro.
O ano letivo inicia em setembro.
Em outubro e novembro os alunos tem uma semana de férias de outono.
Em dezembro (inverno)  tem as férias de natal que são de duas semanas.
Em março (inverno) as férias de carnaval de uma semana.
Em abril (primavera) as férias da páscoa de duas semanas.
Em junho os alunos tem as férias de pentecostes que também são de duas semanas.

Analisando brevemente surge a pergunta: eles tem tantas férias assim? Pois é...  mas vale lembrar que a carga horária escolar diária na Alemanha é maior que a nossa no Brasil. Eles ficam mais horas na escola durante alguns dias da semana, sendo que em alguns lugares permanecem com atividades das oito da manhã até às dezessete horas. Mesmo assim nós,  agora com os nove anos do ensino fundamental,  passamos na carga horária anual que por aqui é de 960 horas e na Alemanha na média de 900.
Fontes: