4 de setembro de 2012

Ginástica mental



Segundo uma crença popular, aprender várias línguas confunde o cérebro. No entanto, demonstrou-se que quanto mais línguas se aprendem, mais fácil é aprender novas. «Conhecer mais do que uma língua é uma ajuda. Tem uma ligeira vantagem em adaptar-se, consegue pronunciar melhor certas palavras e as vogais parecem um pouco mais fáceis», afirma o ator americano-dinamarquês Viggo Mortensen.

Os linguistas descobriram também que saber falar mais do que uma língua pode trazer benefícios noutros aspectos, tais como reforçar as capacidades de raciocínio e ajudar a um melhor desempenho acadêmico. Por exemplo, os investigadores descobriram que as crianças bilingues resolvem mais  facilmente problemas que incluam informações enganadoras.

Na opinião de algumas celebridades, há outras vantagens em aprender línguas. O comediante britânico e a estrela dos Monty Python, John Cleese, acredita que «aprender uma língua torna as nossas mentes mais fortes e mais flexíveis. Aliás, dá-nos uma experiência completamente nova do mundo».