22 de janeiro de 2014

Warum Groß- und Kleinschreibung wichtig ist


A importância da escrita de substantivos da língua alemã com letras maiúsculas e minúsculas

No início, quando aprende-se alemão, muitos alunos não conseguem entender a importância em diferenciar os substantivos  das outras palavras da língua alemã através do uso da letra maiúscula.

Escrever os substantivos com letra maiúscula facilita na compreensão durante uma leitura.  Observe:

Der Gefangene floh.  (O prisioneiro fugiu.)
Der gefangene Floh.  (A  pulga presa/detida.)

Na oralidade as frases estão inseridas num contexto e situação, o que facilita a compreensão dos exemplos abaixo, por exemplo:

Ich sehe das objektiv. ( Eu vejo isso objetivo.)
Ich sehe das Objektiv. ( Eu vejo o objetivo.)

Die Spinnen! ( As aranhas!)
Die spinnen! ( Eles(as) estão doidos!)

Observa-se assim que ignorar o uso das letras maiúsculas não é aconselhável na língua alemã pois ela é importante para a compreensão e interpretação. Mas o uso da letra alemã não é invenção dos alemães. Segundo a Super Interessante, na época clássica, era tudo escrito em maiúsculas. A minúscula é uma invenção baseada na letra carolíngia (da época de Carlos Magno), que nasceu pela necessidade de criar um alfabeto fácil de ler e escrever (os monges tinham dificuldade em ler um texto todo em maiúsculas, durante a refeição). 

Nessa altura, passou a escrever-se em minúsculas, mas manteve-se a maiúscula para encabeçar determinadas palavras (em alemão, todos os substantivos; em português e outras línguas românicas, apenas os nomes próprios). 

A convenção data do século XII, quando a maiúscula assinalava o início de um capítulo ou parágrafo e facilitava a identificação das pessoas referidas em transações e documentos. No século XV, com a chegada do humanismo, o uso da capitular impôs-se para distinguir os nomes próprios dos substantivos comuns idênticos (Rosa/rosa).

Agora você sabe a origem do uso da letra maiúscula nos substantivos da língua alemã. Vale ressaltar que na escrita informal os alemães usam e abusam da letra minúscula e abreviações.


Fonte: