15 de julho de 2015

Semana Cultural - Film Heidi - 6. , 7. , 8. und 10. Klassen

O filme que as turmas do sétimo, oitavo e primeiro ano assistiram  você pode rever logo abaixo. O áudio é em alemão e não há legenda. 




Trata-se de uma adaptação da história original. O filme assistido pelo sexto ano, de acordo com a história original,  você encontra abaixo.  O áudio está em português.





Para muitas crianças, Heidi foi a primeira amiga no mundo dos livros. A "menina dos Alpes" é a famosa personagem criada por Johanna Spyri em 1871, cujos livros já foram traduzidos em 50 idiomas e vendidos em milhões de exemplares.

A escritora suíça se inspirou em Maienfeld, uma pequena cidade no cantão dos Grisões e que recebe hoje em dia centenas de turistas diariamente. A principal atração é a "verdadeira" casa da Heidi.
Quem não conhece Heidi, a órfã que foi levada para ser criada pelo avô numa cabana nos Alpes? Depois de se acostumar ao ancião solitário, ela ganhou amigos e se tornou feliz em meio à liberdade da natureza e dos animais nas montanhas.

Um dia ela foi levada para uma grande cidade, cheia de perigos e opressão. Na família que a recebeu, ela sofreu junto com uma menina paraplégica e infeliz, lutando com todas as suas forças para retornar ao seu lar nas montanhas.

A história acaba como deveria: Heidi retorna à casa e traz consigo mais tarde a pobre menina, que não apenas volta a andar, mas redescobre a alegria de viver. Esse país mágico, sem maldade ou escola, era a Suíça. Graças a Heidi ela entrou no imaginário de crianças no mundo inteiro.

Atualmente Heidi é um dos personagens literários infantis mais conhecidos no mundo, um fenômeno que seguramente Johanna Spyri (1827-1901) não imaginaria quando publicou o primeiro dos dois livros em 1880.

A história foi escrita em apenas algumas semanas, durante o período em que a escritora passava na casa de amigos nas proximidades de Maienfeld, um pequeno e idílico vilarejo localizado na base de grandes montanhas, não muito distante de Chur, a capital do cantão dos Grisões, região sudeste da Suíça.
Cento e vinte e sete anos depois da primeira edição, hoje os números são recordes: mais de vinte milhões de exemplares dos livros da Heidi foram vendidos no mundo e traduzidos em 50 idiomas.

Leia mais aqui: http://www.swissinfo.ch/

Como foi comentado em aula, existem vários filmes sobre essa história.

Até o Natal deste ano estrá nos cinemas da Alemanha uma nova gravação. O trailer você pode acompanhar logo abaixo.




Nos filmes mais antigos e nos animes, roda a música que você encontra logo abaixo. A história da Heidi eu li quando estava no ensino médio(1998), mas assistir algo sobre, aconteceu somente em 2003, quando estive morando na Alemanha. 







HEIDI 

Holaadiooooooooo
Holaadiooooooooo
Heidi, Heidi,
Deine Welt sind die Berge.
Heidi, Heidi,
Denn hier oben bist du zu Hause.
Dunkle Tannen,
grüne Wiesen im Sonnenschein.
Heidi, Heidi,
brauchst du zum Glücklich sein!
Holadihi, holadihi,
holadihi, holadihi,
holadihi holadihi,
holadihi, holadihi
Hola di la di la di
Holadiaho
Heidi, Heidi,
Komm nach Haus,
find dein Glück,
komm doch wieder zurück!
Dort in den hohen Bergen,
lebt eine kleine Meid.
Gut Freund mit allen Tieren,
ist glücklich alle Zeit.
Im Winter wie im Sommer auch,
wenn all die Herden zieh'n.
Am Morgen und im Abendschein,
wenn rot die Alpen glüh'n.
Heidi, Heidi,
deine Welt sind die Berge.
Heidi, Heidi,
denn hier oben bist du zu Hause.
Dunkle Tannen,
grüne Wiesen im Sonnenschein.
Heidi, Heidi,
brauchst du zum Glücklich sein.
Holadihi, holadihi,
holadhi, holadihi,
holadihi, holadihi,
holadihi, holadihi.
Hola di la di la di
Holadiaho!
Heidi, Heidi,
komm doch heim,
find dein Glück,
komm doch wieder zurück!
Versão nova da música com Andreas Gabalier( clicar no link) 

Versão em português: 





Com os livros Heidi, Johanna Spyri não só criou bestsellers internacionais, mas também uma imagem romântica e idealizada da Suíça, que ainda hoje é muito difundida.


A  série "Heidi" é baseada no livro de 1880 da escritora Suiça, JohannaSpyri. A série foi produzida pela Nippon Animation e a EIZO Zuiyô em 1974. Foram produzidos 52episódios, realizados por Isao Takahata e com ajuda de Hayao Miyazaki e música de Takeo Watanabe.

Foi a primeira vez que Miyazaki saiu do Japão (desloca-se aos Alpes suíços), para desenhar os fundos para a série.
A série teve um enorme sucesso em toda a Europa e Portugal não foi excepção.


Leia mais aqui:
http://desenhosanimadospt.blogspot.com.br/2009/05/heidi.html


Abaixo você encontra um filme e animes em português de Portugal. Você pode continuar vendo os episódios pelo You Tube! 



Ich wünsche allen gute Winterferien!!